top of page

COMO A INNOVARE ESTRATÉGIA FAZ O PLANEJAMENTO DA EMPRESA

A experiência de planejamento da equipe da Innovare tem como foco as médias empresas em recuperação ou em necessidade de crescimento.


Muitas vezes fiquei chocado sobre como a maioria dos CEOs que eu conheci são modestos em suas crenças sobre o grau de controle que eles têm da situação que enfrentam. De 10 médias empresas em recuperação, 8 desconhecem o lucro e não têm métricas de controle.


Gestores que enfrentam problemas em suas empresas não têm remédio a não ser pensar a respeito da sua situação e descobrir como mudá-la.


Para contribuir na evolução das empresas, desenvolvemos abordagem de planejamento fundamentado em modelos mentais, valores, processos e métricas de acordo com as seguintes dimensões:


-Dimensão lideranças e equipes, cultura do lucro e estrutura de poder: informação fundamental para entender o modelo mental existente x percepção de realidade diferente, desejos, medos, poder, negociação e valores.


- Dimensão financeira: realização do demonstrativo de resultados econômicos e fluxo financeiro. Para fazer acontecer esta dimensão, a Innovare desenvolve o processo informacional financeiro, o plano de contas gerencial e capacitação da equipe do cliente para registros e banco de dados.


-Dimensão clientes e mercados: precificamos os produtos e analisamos comportamentos e resultados dos clientes.


-Dimensão processos organizacionais: informações sobre os processos de produção, marketing, vendas, compras, logística e regulatórios para saber sobre atividades realizadas, gaps e métricas.


Apenas a análise SWOT ancorada em entrevistas é muito limitada para entender a realidade da empresa e formular propostas de futuro. Os gestores fantasiam e baseiam suas decisões em intuição e boato.


A experiência nos ensinou e praticamos um modelo de planejamento (dimensões) que faz as pessoas pensarem o presente e o futuro, ter consciência de propósitos, reconhecer antecipadamente sinais do ambiente e chegar no tempo certo a conclusões sobre atores fundamentais, planos e decisões a adotar.


Em suma, a qualidade da decisão não pode ser medida apenas pelo resultado, mas também pelo modo como se chegou a ela, isto é, por quão habilidoso e atento se foi ao tomar a decisão.




Rogério Antonio Monteiro


- CEO da Innovare Estratégia. Site www.innovareestrategia.com

- Administrador, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.

bottom of page