Os sintomas críticos
Após alguns encontros para definir parceria com uma indústria de transformação no setor de filmes plásticos, o sintoma mais crítico da empresa era capital de giro desestruturado em função dos endividamentos financeiros de curtíssimo prazo ocasionados pela falta de lucratividade do negócio.
As ações de recuperação ocorreram nos campos financeiros e de custos, inclusive com renegociação de passivos, no reposicionamento dos produtos para nichos de clientes com valor agregado, atuação direta na produção com ferramentas de lean manufacture, na reestruturação de equipes e na composição de informações consistentes para a tomada de decisões.
No entanto, o que queremos ressaltar é a análise e reposicionamento do portfólio a partir da construção de uma ferramenta de precificação consistente e precisa.
Enquanto os Demonstrativos de Resultados Econômicos (DRE) permitem que vejamos a floresta. A ferramenta de precificação permite que vejamos a árvore, seus galhos e raízes, e especialmente os frutos (resultado).
Comentários