top of page

Mindset Fixo

Decerto o maior desafio da inovação em empresas é a mudança de mentalidades. Acompanhe a seguir uma breve apresentação de dois modelos mentais comuns entre os líderes! A primeira parte mostra o “modelo mental fixo”.

De acordo com Carol Dweck em sua obra “Mindset”, o modelo mental fixo refere-se a características do sujeito como a necessidade constante de provar a si mesmo seu valor, o medo de assumir riscos na tomada de decisão, o sentimento de fracasso e paralisia diante de problemas e carência de talento para identificar seus pontos fortes e fracos.

Diante das características acima, o maior desafio da inovação é resolver as mentalidades das lideranças com mindset fixo, caracterizado por comportamentos que dificultam as equipes prosperarem e construírem ações desafiadoras em suas vidas. Normalmente, são líderes com dificuldades em entender os problemas e construir soluções consistentes. Valorizam apenas as suas capacidades e adoram ouvir falas lisonjeiras sobre si. Não reconhece a sua incompletude.

O modelo mental fixo de liderança parece com o mito de Narciso, que se inclina sobre uma fonte para matar a sede e acaba encantado por sua imagem. O modelo mental fixo e Narciso se assemelham no sujeito sem a necessidade do “outro” - sem pensar nas equipes, na evolução em conjunto, na capacidade de motivar e aprender. O olhar de Narciso é tido como capaz de evocar uma série de sentimentos de mistério, emoção, raiva, amor e terror.

Como na história de Narciso, a mentalidade da liderança e o desafio da inovação colocam no ar todo o seu repertório de paradoxos e contradições. A sobrevivência da empresa está relacionada a compreensão dessa armadilha.


Rogério Antonio Monteiro

- Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

- Diretor da Innovare Estratégia.

bottom of page