top of page

Introdução ao Método de Crescimento Lucrativo

A Innovare Estratégia é uma empresa de consultoria orientada ao crescimento lucrativo. Ao formular e implementar estratégias em parceria com outras companhias, solucionamos uma série de desafios pois quem inova sozinho investe demais, assume riscos demais e age de forma mais lenta.

A parceria com a Innovare possibilita compartilhar os conhecimentos, reduzir os custos e maximizar as soluções com agilidade. Também combina expertise de profissionais de diferentes áreas, reduz o tempo de desenvolvimento, minimiza a necessidade de capital e faz tudo isso acontecer de maneira mais rápida.

O método orientado ao crescimento lucrativo tem como base a pesquisa, a pesquisa-ação e a intervenção em empresas com faturamento anual entre R$ 10 milhões a R$ 80 milhões, de 60 a 250 colaboradores, nos setores de alimentos, plásticos, embalagens, metalmecânica, vestuário e atacado.

As lideranças dessas empresas, em sua maioria, apresentam sintomas críticos geradores de crise de sobrevivência, como:

- Desconhecimento de métricas, em especial a do índice de lucratividade e fragilidade das informações para tomada de decisões - 85% dos sistemas de informação não têm qualquer utilidade;

- Contradições entre pendências e tendências, isto é, o líder torna-se prisioneiro das rotinas e não tem tempo para perceber oportunidades transformadora da empresa;

- Baixa maturidade do pensamento estratégico na produtividade das receitas, dos custos e no crescimento lucrativo.

Se, por um lado, muitos empresários e gestores não sabem a lucratividade de suas empresas, por outro, nunca houve tanta necessidade de se ter mais líderes que compreendam e executem o crescimento lucrativo. Assim, mudar o rumo dos negócios em favor do crescimento lucrativo é a ação prioritária que as lideranças precisam desenvolver.

Você, que é empreendedor ou profissional de gestão, decerto está sendo cada vez mais pressionado para produzir resultados, sendo inclusive afetado por uma grande ansiedade de informações para orientar as suas estratégias. No entanto, para ampliar suas competências você não precisa aprender tudo, apenas ser capaz de dominar alguns fundamentos dos negócios.

Para ajudá-lo na compreensão do método de crescimento lucrativo e entender sua construção e funcionalidade, elaborei esse processo em 5 partes:

Parte 1: introdução ao método de crescimento lucrativo; Parte 2: Pesquisa de modelo mental das lideranças; Parte 3: Pesquisa sobre execução da estratégia: empresas com e sem sistema formal de execução da estratégia; Parte 4: Método Innovare de crescimento lucrativo: liderança, gestão da estratégia e cultura de decisão; Parte 5: Método Innovare de crescimento lucrativo: processos enxutos e ágeis, inovação de portfólio e maturidade e transformação digital.


Rogério Monteiro

Diretor da Innovare Estratégia. Administrador, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.

bottom of page